noticias-maiorca

Espanha: autoridades pagam rendas em atraso para travar despejos

Responsável pelo conteúdo: Frank Menze

Quem não consegue pagar a renda em Espanha por dificuldades económicas não deverá perder a casa sem ter outra para onde ir. O boletim oficial espanhol publicou na quarta-feira, 7 de outubro de 2026, em Madrid, 2 decretos do Governo sobre habitação. O principal deverá entrar em vigor na quinta-feira, mas ainda falta a sua confirmação pela Deputação Permanente, após a dissolução do Parlamento.

La ministra de Vivienda y Agenda Urbana, Isabel Rodríguez
Europa Press

2 meses para encontrar outra casa

Se um inquilino em situação de vulnerabilidade económica estiver em risco de despejo por rendas em atraso, a autoridade competente dispõe de, no máximo, 2 meses após a notificação judicial para lhe oferecer outra casa. Se não o conseguir, terá de pagar ao proprietário, ou depositar em tribunal, as rendas em atraso, as que entretanto vencerem e as custas judiciais. A dívida fica assim saldada, o despejo é travado e o contrato de arrendamento mantém-se.

Se a autoridade também não pagar, passa a ser ela a dever esse valor ao proprietário. Nesse caso, o inquilino pode permanecer na casa até ao fim do contrato, enquanto persistirem as suas dificuldades económicas. O Estado deverá reembolsar as comunidades autónomas pelos custos que assumirem neste processo.

Proteção contra despejos e novas regras para senhorios

Os despejos de pessoas em situação de vulnerabilidade económica ficam suspensos até 31 de dezembro de 2030 quando a ação for movida por fundos ou empresas que compram em massa créditos em incumprimento ou imóveis abaixo do valor de mercado. Se a ação for movida por outros requerentes, o decreto prevê uma suspensão de até 3 anos, sujeita a revisão anual, e uma compensação financeira pelas rendas não recebidas e pelas despesas com serviços básicos.

Os contratos de arrendamento temporário também passam a estar sujeitos a novas regras: se não houver um motivo justificado ou se forem celebrados mais de 2 contratos deste tipo consecutivos, passam a ser considerados contratos de arrendamento para habitação habitual. No arrendamento de quartos, a soma das rendas não pode ultrapassar a renda da casa inteira. A partir de 1 de janeiro de 2027, deverão aplicar-se sobretaxas de até 150 por cento no imposto sobre bens imóveis às casas destinadas a alojamento turístico e às casas devolutas.

Temas: habitação · política

Fonte: Europa Press / Mallorca.com

Utilizamos cookies para te proporcionar a melhor experiência possível no nosso site. Podes saber mais na nossa Política de Privacidade